fonte: media.007unleashed.com
Um dos grandes diferenciais de GoldenEye 007 é o seu sistema no menu dos jogos. Ao escolher a missão, o jogador vê tudo como se fosse um dossiê da MI6 britânica. MI6 é o serviço de inteligência encarregado de dirigir atividades de espionagem. Todas suas atividades são conduzidas, em princípio, no exterior, diferentemente da MI5, cuja a ação é interna. MI6 é a abreviação de Military Intelligence Section 6, que é a designação tradicional, mas ainda vulgarmente usada, do SIS (Secret Intelligence Service).
Quando uma missão é selecionada, o jogador pode ler informações sobre ela. Essas informações são fornecidas pela MI6 que dá o panorama geral da situação e dos objetivos, e informa sobre os aspectos técnicos do local e sobre as bugigangas fornecidas por ele.
A inteligência artificial dos inimigos é limitada, se comparada aos jogos mais modernos. Os soldados não atiram através de vidraças, contudo, alguns deles lançam granadas e outros correm para acionar o alarme antes de confrontar Bond.
O sistema de pause também é diferente, mostrando o relógio de Bond, onde o jogador pode escolher suas armas, verificar objetos de cada missão e alterar configurações do jogo.
O jogo divide-se em 3 dificuldades: Agent, Secret Agent e 00 Agent. Após terminar com todas as fases na dificuldade 00, é liberada a dificuldade 007, que permite modificar diversas opções no jogo, como inteligência artificial dos inimigos e quantidade de energia do jogador. Depois que uma missão é completada, o jogador recebe informações de sua performance, como o tempo de duração da missão e a porcentagem de precisão dos tiros. O jogador pode liberar uma trapaça especial se terminar as missões em uma certa dificuldade em um limite de tempo, aumentando o fator replay do jogo. As trapaças incluem a possibilidade de ficar invencível, invisível (com essa trapaça ativada, Bond fica invisível apenas às pessoas. Câmeras e metralhadoras automáticas ainda podem vê-lo), ter todas as armas e munição infinita.
fonte: themusicninja.com
História do jogo
Nos anos 80, a agência britânica MI6 descobre uma fábrica de armas químicas que está localizada perto da barragem de Byelomorye, nos arredores da cidade de Arkhangelsk, URSS. O lugar estaria produzindo gás nervoso para distribuir aos regimes hostis, ao ocidente e entre facções terroristas ao redor do mundo. James Bond é mandado para o local para se encontrar com seu companheiro Alec Trevelyan, outro agente secreto, e destruir a fábrica clandestina. No entanto, para ter acesso ao local, Bond deve passar pelos guardas soviéticos que protegem a barragem de Byelomorye e pular de bungee jump até a base da barragem, onde fica o laboratório secreto, em Arkhangelsk. Durante a missão Trevelyan é morto pelo Coronel Ourumov, mas Bond consegue escapar usando um avião estacionado na base.
Anos após escapar da base russa, Bond é mandado para Severnaya, onde um satélite espião britânico havia detectado atividades suspeitas envolvendo carregamentos constantes de computadores e pessoas suspeitas. A missão de Bond é descobrir o que está acontecendo por lá.
Alguns anos mais tarde, depois do fim da guerra fria, Bond é mandado para Monte Carlo, onde membros da organização Janus (um bando de criminosos) haviam feito reféns abordo da fragata francesa La Fayette, para roubar um protótipo do Eurocopter Tiger. Como no filme, o helicóptero em questão é rastreado via satélite até Severnaya, mas no jogo Bond retorna até lá mais uma vez para se infiltrar no abrigo secreto que controla o satélite.
Durante a missão, Bond é capturado e aprisionado numa cela do abrigo subterrâneo de Severnaya, ao lado da Bondgirl Natalya Simonova, uma programadora russa presa sob suspeita de traição. Os dois escapam do complexo segundos antes de ser destruído pelo satélite GoldenEye, a mando de Ourumov, agora promovido ao cargo de general.
Natalya, livre, vai a São Petersburgo, onde é capturada pelo grupo Janus. Num acordo com seu aliado, Valentin Zukovsky, Bond acerta um encontro com o líder da organização Janus. Bond acaba descobrindo que esta pessoa é na verdade seu antigo colega, Alec Trevelyan - sua morte anos atrás tinha sido uma farsa. James Bond resgata Natalya, mas eles acabam sendo capturados e mandados para uma base militar russa para serem interrogados. Eles provam sua inocência e contam ao Ministro da Defesa russo, Dimitri Mishkin, toda a habilidosa trama do general Ourumov. Apesar disso, Ourumov captura Natalya novamente. Bond o persegue num tanque pelas ruas de São Petersburgo e acaba chegando a um depósito usado pelo grupo Janus para coordenar a venda ilegal de armas e ataques terroristas ao redor do mundo. Depois de destruir todas as armas do depósito, Bond se infiltra num trem utilizado pela organização criminosa que está parado no depósito, e consegue matar Ourumov e resgatar Natalya. Alec Trevelyan e Xenia Onatopp, sua aliada, conseguem escapar para sua base secreta em Cuba.
Embora Bond rastreie Janus até Cuba, a MI6 é temerosa a respeito da exata localização da base de onde o satélite GoldenEye é controlado. Bond e Natalya então procuram pela base na selva cubana, onde são emboscados por Xenia, a qual Bond mata rapidamente. Bond e Natalya adentram no centro de controle da Janus para que ela interrompa as transmissões da base com o satélite. Trevelyan consegue escapar de Bond pelas cavernas inundadas que estão sob a base cubana e tenta restabelecer contato com o satélite GoldenEye, mas James Bond o mata e a terrível arma desaparece na reentrada da atmosfera terrestre.
Confira a seguir um pequeno trailer com menos de um minuto com algumas cenas do jogo. Não se decepcione com o vídeo que virá na sequência, o jogo é muito melhor do que parece!
Devido ao grande sucesso da edição, foram feitos remakes do jogo em versões para Wii e o mais novo lançamento: GoldenEye 007 Reloaded para Playstation 3.
Na época, não tinha como não se impressionar com a capacidade desse jogo. Realmente foi mais um game que marcou na história!
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