Com 5 snowboarders a sua escolha, você pode realizar saltos e manobras radicais em oito estágios usando uma combinação perfeita de botões. O jogo vendeu milhões de cópias na época, ganhou vários prêmios e teve sua sequência para Nintendo GameCube em 2003 chamado 1080° Avalanche.
fonte: mercadolivre.com.br
O jogador controla um snowboarder em um dos seis modos. 1080º tem dois modos de manobra (trick attack e contest), três modos de corrida (race, time attack e multi-player), e um modo de treino. O objetivo do jogo é chegar rapidamente ao final do estágio ou receber o maior número de pontos por combinações de manobras.
Nos modos trick attack e contest, os jogadores acumulam pontos por completar as manobras. No modo contest (ou "disputa" em tradução livre), os jogadores realizam manobras e deslizam sobre bandeiras para obter pontos. O modo trick attack exige que os jogadores realizem uma série de manobras através de um determinado estágio. O jogo apresenta 25 manobras, cada uma delas é realizada ao usar uma combinação das posições circulares do analógico do controle, o botão R, e o botão B. Os pontos são calculados com base na complexidade e duração da manobra. Os dois tipos de manobras são as de agarramento (grab tricks), em que a prancha é agarrada de uma maneira específica, ou as de giro (spin tricks), na qual o snowboarder gira a prancha em um certo número de graus. Para ser efetuado o giro de 1080º, necessita de nove ações, mais do qualquer outra manobra no jogo.
fonte: gamemusicfans.com
1080º tem três modos de corrida. Nestes modos, a vitória pode ser alcançada ao tomar rotas alternativas ao longo do percurso e balançando o snowboarder após um pulo para evitar a perda de velocidade. Manobras são pontuadas nos modos de corrida, mas não não contam nada para a vitória.
No modo match race, o jogador compete em uma série de corridas contra snowboarders controlados pela máquina. O jogador é cronometrado durante todo o estágio e os jogadores recebem um medidor de danos que se enche quando os snowboarders caem ou são derrubados. O nível de dificuldade nas partidas de corrida podem ser configuradas para fácil, médio, ou difícil, ajustando a complexidade e o número de corridas.
Os jogadores devem incialmente escolher um dos cinco personagens: dois do Japão, um do Canadá, um dos EUA, e um do Reino Unido. Cada snowboarder tem habilidades diferentes e é adequado para diferentes estágios e modos. Cada um possui estatísticas em campos como técnica, velocidade, e peso. Três snowboarders adicionais são desbloqueados ao completar certos estágios e modos do jogo. Oito pranchas estão incialmente disponíveis para cada personagem, e uma prancha adicional que pode ser desbloqueada mais tarde no jogo.
fonte: wii.mmgn.com
O lançamento de 1080º foi anunciado em 21 de Novembro de 1997 na feira de exposição da Nintendo SpaceWorld. Até então, o título do jogo era Vertical Edge Snowboarding. Antes do jogo ser lançado, jornalistas puderam jogar 1080º na Nintendo Gamer's Summit de Janeiro de 1998.
1080º foi programado pelos Ingleses Giles Goddard e Colin Reed, desenvolvido e publicado pela Nintendo, e produzido por Shigeru Miyamoto. Goddard e Reed haviam anteriormente programado Wave Race 64, que vendeu mais de um milhão de cópias e foi um grande sucesso comercial. Sua sequência, Wave Race: Blue Storm, apresentou personagens de 1080º.
Confira a introdução do jogo pra Nintendo 64.
Trilha sonora pesada!
Praticar snowboarding sempre foi um dos meus sonhos. Acho que por isso esse jogo me chamou tanta atenção na época quando foi lançado pra 64.
Durante meu intercâmbio, eu pude conhecer a neve, mas infelizmente não consegui andar de snowboard.
Segue esse sonho pendente...
Enquanto isso, a gente mata a vontade se colocando na pele de cada personagem de 1080° o/